Geração de Add-ons
O Add-on é gerado com a ferramenta Sankhya Extension Tool. Ao executar a ferramenta é necessário informar qual o diretório do Add-on na pasta BuidExts.
Faça o download da ferramenta Sankhya Extension Tool no botão a seguir:
Uso da Appkey
A appkey é um código utilizado para identificar o add-on gerado. Este campo é obrigatório para geração do pacote. A appkey é gerada através da área do desenvolvedor e o registro das empresas que podem ter acesso a essa área é feito através do fluxo de parcerias.
Observação importante: Se os arquivos não foram extraídos no diretório recomendado C:/sk-java, altere o local nas configurações do workspace. Navegue até "diretorio/workspace”, diretório onde os arquivos foram extraídos, abra o arquivo mainconf e altere as tags defaultJbossPath, buildDir, exportDir, indicando o diretório correto.
<defaultJbossPath>C:\sk-java\AS\jboss-4.0.5.GA\server\default</defaultJbossPath>
<buildDir>C:\sk-jav\wks_sample</buildDir>
<exportDir>C:\sk-java\SkWExtensionTool</exportDir>
Tela Inicial
Tela onde se faz a seleção do Workspace/Add-on para ser utilizado(a).
É possível ainda pular esta etapa e utilizar um Add-on como padrão. Basta marcar a opção Usar este Workspace como padrão e não me perguntar mais.
Tela Configurações
A tela Configurações contém os seguintes campos:
- Workspace: Campo para informar o workspace em que se encontra o Add-on. Esse campo já é preenchido após a escolha do workspace na primeira tela do Sankhya-W Extension Tool.
- JBoss Default: Campo onde deverá ser informado a pasta default do servidor de aplicação.
- Export Dir.: Campo para informar a pasta do Sankhya-W Extension Tool para onde o Add-on será exportado.
Os campos referentes a Base de Dados de Desenvolvimento são preenchidos de acordo com a base de dados utilizada.
Tela DataSource
Conforme os padrões do framework Sankhya, as conexões com o banco são obtidas através das informações de um data source. O Sistema busca pelo data source definido no arquivo “mge-ds.xml”. Na tela é DataSource é possível criar, gerenciar dados de conexão com a base e efetuar o deploy do “mge-ds.xml”. Isto é útil quando há bases diferentes, por exemplo, desenvolvimento, teste, homologação.
Tela Scripts
Modo Grid
Modo Formulário
A grande maioria dos Add-ons precisarão definir objetos próprios de banco de dados (tabelas, colunas, constraints, etc.) e os scritps para criação destes objetos poderão ser definidos nesta seção.
No modo Grid é possível visualizar os scripts cadastrados e editar a ordem conforme definido pela coluna "ordem”. Esta ordenação define a sequência em que os scripts serão executados no momento da instalação do Add-on. Já a edição do script é feita apenas no modo Formulário . Ao clicar no botão para criar um novo script ou dar um duplo clique em uma linha do grid, a tela mudará para o modo formulário. Há também um botão para alternar entre os dois modos.
O cadastro de um script consiste no preenchimento de 3 campos obrigatórios:
- nome
- tabela
- instrução SQL
- observação (campo opcional)
O campo de texto para digitar a instrução sql possui duas abas, possibilitando a instrução adequada para Oracle e MS SQL Server. Pelo menos uma das instruções é obrigatória, se a instrução MS SQL Server for omitida ao exportar o Add-on, o arquivo mssqlserver.sql será gerado sem este script.
As chaves de um script são o nome e a tabela por isso não é permitido cadastrar dois objetos com o mesmo nome para a mesma tabela, se isso acontecer o registro será sobrescrito (não se preocupe você será avisado). É possível determinar uma condição de execução para o script, isto é feito através do combo Executar, cujo os valores são:
- Se existir: o script será executado se o objeto existir.
- Se não existir: o script será executado se o objeto não existir
- Sempre: o script será executado sempre.
A existência do script é considerada pelas informações nome, tabela e tipo que são utilizadas para a busca no metadados do banco de dados. Caso o tipo de objeto seja uma tabela, o campo nome e o campo tabela deverão ter o mesmo valor.
No exemplo abaixo o script será executado apenas se a tabela "TPROCESSO” não tiver a coluna "DESCRICAO”.
Tela UI Mashups
A nova versão do Sankhya-W Extension Tool permite a inserção de Mashups nos Add-ons
É necessário preencher os campos URL do Mashup e Descrição do Mashup
Tela Exportação
A tela Exportação possui campos que serão utilizados para a criação do descritor do Add-on (arquivo extension.xml que é empacotado no arquivo do Add-on). A tabela, após a imagem abaixo, detalha os campos utilizados.
Campo | Descrição |
---|---|
ID do Add-on | Utilizado como identificação do Add-on |
Descrição | Descrição do Add-on |
Versão | Versão do Add-on |
Plataforma mínima | Versão mínima da plataforma Sankhya necessária para a instalação do Add-on, ele será instalado apenas se a versão da plataforma for igual ou posterior à versão informada neste campo |
ID Desenvolvedor | Código do desenvolvedor. |
Nro O.S. | Este número é utilizado como critério para exportação do dicionário de dados do Add-on |
Assinatura | Chave alfanumérica de 32 dígitos utilizada para assinar o arquivo do Add-on É possível definir uma configuração de licença para uso do Add-on ou seja, o Add-on só estará habilitadO para uso se o cliente tiver em sua licença os códigos de produto configurados na seção Configuração de Licença. |
App Key | A appkey é um código utilizado para identificar o add-on gerado e distribuído por um parceiro. |
Módulo Padrão | É o dado que possibilita a gestão do add-on por parte do autor, ess o Código de licença é obtido através da área do desenvolvedor. E caso seja necessário uma restrição de licença mais específica para algum controle, clique sobre o botão +, insira o identificador do controle e o código de licença necessário para que este item de menu seja exibido. |
Após as configurações serem feitas já é possível gerar o Add-on clicando no botão Gerar Add-on e o arquivo .exts será criado na pasta do Sankhya-W Extension Tool.
Atenção
- Caso necessário, realize a atualização de versão do seu SKW Extension Tools para realizar a geração de Add-ons no formato .exts. Os Add-ons no formato .ext não são instaláveis em ambientes de clientes que possuem data de início de contrato maior que março de 2023.
- Se atente ao informar a App Key, a mesma será validada no momento em que um cliente adquirir e realizar a instalação do seu Add-on.
- App Keys inválidas ou inativas acarretaram na não instalação de Add-ons
Como tirar dúvidas?
Para tirar dúvidas e compartilhar informações, use a sala Extension Tools da comunidade Sankhya Developer.
Updated 2 months ago