Instalação e Configuração iReport

Download do iReport

A Sankhya disponibiliza o iReport Portable na versão 4.0.1 (única funcional com o Sankhya) na Central de Downloads, confira no botão abaixo:

1158

Após baixar a ferramenta iReport, descompacte-a em: C:/ ou um diretório de sua preferência. Após descompactar o caminho ficará assim: “C:\iReport-4.0.1”;

Acesse a pasta que foi descompacta o iReport “C:\iReport-4.0.1” e crie um atalho do arquivo “ireport.exe” na área de trabalho ou fixe em sua barra de tarefa, conforme preferir;

Configurando o JRE7

Caso você não tenha o Java JRE7 instalado em sua máquina, será necessário instalar para que o iReport funcione e/ou abra sem erro. Para isso baixe o JRE7 no link abaixo e instale em seu computador:

Após instalar o JRE 7 abra o arquivo “ireport.conf”, localizado no diretório: “C:\iReport-4.0.1\etc” com NotePad ou NotePad++ e edite o caminho da “jdkhome” para o local onde está instalado o JRE 7, Observe exemplo abaixo:

514

Altere toda a linha 11 para o caminho da instalação do seu JDK e apague o # do início:
jdkhome="C:/Program Files/Java/jdk1.7.0_65"

1295

❗️

Importante:

O aplicativo iReport 4.0 aceita as funcionalidades do JAVA 8, porém precisa que esteja instalado a JRE 7.
Ocorre em computadores que atualizaram o JAVA para o 8 ou superior. A Instalação da JRE 7 em nada influenciará em outras funcionalidades do JAVA no Computador.

Deve ser efetuado em computadores que utilizam o iReport 4.0 (Única versão homologada pela Sankhya), para criação/manutenção de relatórios/modelos *.jrxml, utilizado pelo SankhyaW.

Após salvar a alteração realizada no "Ireport.conf", ao tentar abrir novamente o iReport o mesmo executará com sucesso.

Configurando a variável de ambiente

Também será necessário configurar uma “Variável do sistema” como nome “JAVA_HOME”, apontando para a pasta “bin” do JRE7 “C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_65\bin”. Observe o exemplo abaixo:

1247 648

Configurando o classpath

Agora será necessário configurar os “classpath” necessários para que conectar ao banco de dados Oracle ou SQL Server via iReport. Para tanto, baixe os arquivos ojdbc11g.jar para servidor Oracle e sqljdbc4.jar para servidor SQL Server abaixo:

Oracle:

SQL Server:

Salve-os no diretório “modules” na pasta do iReport. Exemplo: “C:\iReport-4.0.1\ireport\modules”;

Abra o aplicativo no iReport e vá em “Ferramentas » Opções » Classpath” e adicione as variáveis .jar através do botão “Add JAR” e após clique em “OK” para salvar. No exemplo, a versão “ojdbc6.jar” para ORACLE também funciona:

1256

Configurando o banco de dados

Após adicionar a variável .jar necessária para configurar o acesso ao Banco de Dados, será necessário configurar uma nova conexão:

Clique no botão “Connection / Datasources” e ao abrir a janela, clique no botão “New”:

1173

Ao abrir a janela de “Datasouce”, escolha a opção “Database JDBC connection” e clique em “Next”:

1198
  • Escolha um nome para sua conexão, no nosso exemplo colocamos ILSA;

  • No campo “JDBC Driver” escolha “Oracle”, pois o banco de dados utilizado é Oracle e, observe que fica em cor preta somente as conexões que possuem .jar configurado (conforme item anterior):

901
  • No campo “Server Address” digite o IP do servidor Oracle, no caso do nosso exemplo ILSA é: “10.140.6.51”
  • No campo “Database” digite o nome da base de dados do Oracle, que no caso do nosso exemplo ILSA é “SNKDBPRD”
  • Clique no botão “Wizard”. Esta ação fará com que seja criada uma JDBC URL com endereço + porta + database, que no exemplo vai ficar conforme imagem abaixo:
899

Observe que na segunda imagem, o campo “JDBC URL” foi alterado conforme “IP + Database” e a porta, o Wizard sempre usa a padrão que é 1521, porém se for outra porta, pode ser alterado manualmente:

889
  • Após configurar a JDBC URL para conexão, configure com o usuário e senha da base de dados que deseja conectar.

  • Sugerimos sempre deixar o usuário padrão do ambiente de Produção, no caso “SANKHYA”, mas pode ser utilizado “TESTE” ou “TREINA” se preferir.

  • Efetue o teste da conexão para validar configuração e salve em seguida, clicando em “Save”.
    Se preferir, pode salvar a senha, marcando a opção “Save password”. Observe exemplo abaixo:

497

📘

Observação

Em certos casos para conexão tanto com o Banco de Dados quanto com a conexão ao iReport pode ser necessário a utilização de uma VPN caso utilize um Banco de Dados para outros sistemas.

Como tirar dúvidas?

Para tirar dúvidas e compartilhar informações, use a sala Relatórios Formatados da comunidade Sankhya Developer.

Contribuição: Hiária Oliveira