Como criar uma solução de uso exclusivo do cliente

Existem 2 formas de criar uma solução de uso exclusivo para um cliente:

  1. Solução comercial de uso exclusivo, criada a partir do Portal do Desenvolvedor do Parceiro ou Empresa que está desenvolvendo a solução para uso exclusivo do Cliente. Nesse caso, o Autor deve adicionar o Cliente da solução via Solução > Clientes e não publicar a solução no Marketplace ou Place.

    🚧

    A publicação de qualquer solução no Marketplace ou Place é opcional.

  2. Solução de uso exclusivo de propriedade do Cliente, criada a partir do Portal de Desenvolvedor do Cliente. Nesse caso, o Cliente deve adicionar o parceiro como desenvolvedor externo.

Abaixo a explicação do cenário 1:

1. Solução comercial de uso exclusivo

  1. Acesse “Minhas Soluções”

    1. No Portal do Desenvolvedor, vá até a seção “Minhas Soluções”.
    2. Clique em “Criar nova solução”.
  2. Preencha as Informações da Solução

    1. Nome da Solução: Escolha um nome claro e identificável.

    2. Descrição: Insira uma breve explicação sobre o propósito da solução



  3. Selecione o tipo como Uso Comercial:

    1. Essa solução será disponibilizada para outros clientes no Marketplace?
      Selecione “Sim”.

      🚧

      Marcar “Sim, será comercializada” não significa que a solução já será publicada imediatamente no Marketplace ou no Sankhya Place ao ser criada.

  1. Configure o Acesso para editar a Solução

    1. Grupos com Acesso: Selecione os grupos que poderão visualizar a solução dentro do Portal do Desenvolvedor. Os usuários dos grupos selecionados terão as devidas permissões associadas aos grupos. (Para mais informações, veja a documentação completa no artigo Portal do Desenvolvedor.

  2. Adicione os Componentes da Solução

    1. Após criar a solução, adicione os componentes necessários.
    2. Clique em “Criar componente” e configure conforme o necessário.
  3. Defina o Cliente que Terá Acesso

    1. Vá até a aba “Clientes” dentro da solução.
    2. Adicione o CNPJ do cliente que terá acesso exclusivo.
    3. Coloque o status como Ativo.
    4. Preencha um motivo ou justificativa, se necessário.
    5. Clique em “Salvar” para concluir.


  4. Disponibilização no Ambiente do Cliente

    1. Uma vez salvo o cliente, a solução será exibida na tela “Minhas Soluções” do ambiente Sankhya Om do cliente.
    2. O cliente poderá então fazer o download da solução diretamente pelo sistema, com base no CNPJ cadastrado.