Preparação de ambiente para desenvolver add-on

As extensões no Sankhya OM são frequentemente utilizadas para atender às necessidades específicas de cada negócio, permitindo a adaptação da plataforma a diferentes cenários. Nesse contexto, o projeto modelo é uma ferramenta que possibilita aos desenvolvedores criarem funcionalidades personalizadas com base nos recursos oficiais da Sankhya.

Este artigo tem como objetivo guiar você na preparação do ambiente de desenvolvimento, desde a configuração do banco de dados até a inicialização do servidor de aplicação, seguindo as melhores práticas recomendadas pela Sankhya para o desenvolvimento desses recursos.

Requisitos

  • Servidor de aplicação e banco de dados Sankhya - SDK
  • Java 1.8
  • IDE para desenvolvimento de projetos em Java - Recomendamos o uso do IntelliJ community ou ultimate
  • Gradle - Se estiver utilizando o IntelliJ, não será necessário fazer o download do Gradle, pois ele já vem integrado à IDE.
  • Ser registrado na base de desenvolvedores Sankhya.

Requisitos Computacionais

  • Processador: Intel Core i5 ou superior.
  • Processadores equivalentes AMD Ryzen também são adequados.
  • Memória RAM: 16 GB ou mais.
  • Armazenamento: SSD de no mínimo 120 GB.

1. Ambiente de desenvolvimento

1.1. Acesso ao projeto modelo

Ao clicar no link para baixar o projeto modelo um arquivo no formato .ZIP será disponibilizado.

Após o download, extraia o conteúdo do arquivo e abra o projeto na sua IDE. Neste exemplo, utilizaremos o IntelliJ.



1.2. Inicialização do banco de dados Oracle e SQL

🚧

Se você já possui um banco de dados compatível com o Sankhya configurado, pode pular esta etapa.

Para preparar o ambiente Sankhya para desenvolvimento, certifique-se de estar com o Docker devidamente instalado e configurado no seu ambiente local.

Inicialização do Banco de Dados

Preservando a base de desenvolvimento
Para garantir a preservação dos dados da sua base de desenvolvimento, crie um volume antes de executar o container. Use o comando:

Oracle

docker volume create skdev-oracle-volume

SQL

docker volume create mssql_dados

Após a criação do volume é necessário inicar o container, para isso execute o comando abaixo:

Oracle

docker run -d --name skdev-oracle --shm-size=1g -p 1521:1521 -p 5500:5500 -v skdev-oracle-volume:/opt/oracle/oradata sankhyaimages/skdev-oracle:1.0.0

SQL

docker run -d --name sankhya_sqlserver -p 1433:1433 -v mssql_dados:/var/opt/mssql sankhyaimages/skdev-mssql:1.0.0

A primeira vez que o container rodar uma série de configurações serão feitas na base de dados, inclusive a importação do dump. Levará de 20 a 30 minutos... Execute o comando abaixo para verificar o log de configuração:

Oracle

docker logs -f skdev-oracle

SQL

docker logs -f mssql_dados

Após finalizar toda a configuração, acesse o docker e verifique que seu container está em execução.

Conectando na base de dados

Oracle

Para conectar na base de dados Oracle, basta utilizar os seguintes dados de conexão:

Endereço: 127.0.0.1
Porta: 1521
SID: XE
Usuário: SKCONTAINER
Senha: tecsis

SQL

Para conectar na base de dados SQL, basta utilizar os seguintes dados de conexão:

URL: localhost
Porta: 1433
Banco: jiva
Usuário: sankhya
Senha: @Sankhya

Parando e reiniciando o container docker

Para interromper o ambiente de desenvolvimento, execute:

Oracle

docker stop skdev-oracle

SQL

docker stop sankhya_sqlserver

Para reiniciar o ambiente, utilize:

Oracle

docker start skdev-oracle

SLQ

docker start sankhya_sqlserver

1.3. Servidor de aplicação

Após inicializar o banco de dados, é necessário instalar e iniciar o servidor de aplicação. Para isso, acesse a Central de Downloads Sankhya e faça o download do WildFly 23.0 e realize os seguintes comandos de acordo com o seu sistema operacional:

Windows

C:\wildfly_8180\bin\standalone.bat

Onde C:\wildfly_8180 é o caminho onde o wildfly está instalado.

Linux

/home/mgeweb/wildfly_producao/bin/./standalone.sh

Onde /home/mgeweb/wildfly_producao é o caminho onde o wildfly está instalado.

Para habilitar o modo debug efetue os seguintes passos:

  1. Acesse a pasta do WildFly: wildfly\bin.
  2. Edite o arquivo standalone.conf.bat (no Windows) ou edite o arquivo standalone.conf (no Linux).
  3. Remova o comentário do seguinte argumento:
# Sample JPDA settings for remote socket debugging

JAVA_OPTS="$JAVA_OPTS -agentlib:jdwp=transport=dt_socket,address=8787,server=y,suspend=n"

Após configurar o WildFly é necessário acessar o WPM: http://localhost:8080/wpm/

A senha de acesso padrão é admin, e ao solicitar o primeiro login será necessário realizar a alteração da senha:

Após redefinir senha e realizar novo login, caso exista alguma nova versão do WPM ela será baixada e instalada no seu ambiente e será necessário realizar novo login:


Após realizar login será necessario realizar as configurações do banco de dados, as credenciais estão descritas no template:

Oracle:

MSSQL:


Finalizado a configuração do banco de dados é necessário baixar e instalar uma nova versão do Sankhya OM, para isso no WPM selecione qual a Release que você irá instalar:

Siga o processo de instalação da versão e ao final seu ambiente estará apto para o desenvolvimento.

👍

Sempre prefira a versão mais recente do Sankhya OM.